Apresentação de pôster

Quando aprovado para apresentação, pelo menos um dos autores precisa estar presente durante a sessão de pôsteres e estar disponível para apresentar a pesquisa e esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir. Caso o autor presente na apresentação faça parte e represente um grupo de pesquisadores, ele precisa ser capaz de discutir todos os aspectos do trabalho sendo apresentado.
 
Um pôster é uma maneira tão respeitável quanto qualquer outra de apresentar sua pesquisa. Assim, o objetivo da apresentação em pôster deveria ser o de gerar discussão acerca da pesquisa, seus objetivos e achados. Portanto, pode ser interessante que o apresentador traga cópias impressas do artigo para distribuir aos presentes.
 
Antes da apresentação, prepare e ensaie uma breve explicação sobre sua pesquisa. É possível que alguns dos presentes queiram apenas uma “visita guiada” pelo seu pôster, por isso a importância de ser breve, mas também ter profundidade para aqueles casos em que o visitante a demande. Não tenha medo de expor as incertezas de sua pesquisa, ou as dúvidas você e os demais pesquisadores ainda têm, afinal esta é uma boa oportunidade para debate-las e tentar dirimi-las.
 
 
Formato
 
O pôster:
  • Banner formato 0,80 x 1,20 metros (retrato).
Design e especificações de layout:
  • Tenha em mente que o pôster é uma forma VISUAL de apresentar sua pesquisa.
  • É possível chamar a atenção dos visitantes através de um bom título e um layout visualmente atraente. Organização e clareza são fundamentais para isso. Destine ¼ do pôster para elementos textuais e foque seus esforços em elementos visuais (gráficos, fotografias, imagens, quadros, etc.) que lhe permitam contar uma boa história.
  • O título e as informações sobre os autores da pesquisa deveriam estar localizadas na parte superior e central do pôster, com fontes de tamanho 70 para o título e 30 para os autores, pelo menos.
  • Torne a navegação pelo pôster intuitiva, óbvia. A leitura de um pôster se dá da mesma maneira que um livro, ou seja, de cima para baixo e da esquerda para a direita. Numerar os painéis e conecta-los por setas é um procedimento muito usado e que, de fato, facilita a leitura do pôster.
  • Não sobrecarregue o pôster com muita informação, pois isso o torna cansativo para o leitor. Assim, desenvolva um layout com espaçamento adequado.
  • Os visitantes deveriam ser capazes de ler o pôster, incluindo os textos, a uma distância de 1,5m. Para isso, use uma fonte de tamanho 24, no mínimo.
 
Elementos Visuais:
  • Apresente dados numéricos em formato de gráficos, e não de tabelas. Gráficos permitem que as relações entre variáveis sejam mais facilmente visualizadas, assim como diferenças entre médias.
  • Todos os elementos visuais e tabelas devem ser simples. Elimine detalhes desnecessários.
  • Certifique-se de que todos os elementos visuais sejam autoexplicativos (ex: eixos dos gráficos com nomes claros, símbolos bem explicados, etc.).
  • Cores devem ser usadas com o objetivo de melhorar a compreensão do pôster, e não com fins decorativos.
  • Garanta que todos os elementos visuais e os textos estejam integrados. Figuras devem estar numeradas de acordo com a ordem em que aparecem no texto, por exemplo, e todas os elementos visuais devem ter um título.
 
Texto:
  • Use o texto para (a) apresentar a pesquisa – qual o problema sendo investigado, qual o propósito e relevância do estudo; (b) esclarecer elementos visuais e direcionar a atenção do visitante para dados e relações importantes; e (c) estabelecer e explicar interpretações e conclusões que podem ser extraídas dos dados. Muitas vezes é possível resumir as conclusões em uma lista com alguns bullet-points.
  • Utilize apenas as 5 (cinco) referências bibliográficas mais relevantes, que devem ser formatadas de acordo com as instruções de submissão do artigo.

 

Redes Sociais