Orientações Gerais

São dois formatos de submissão:

1.      Vídeo: neste formato os autores submetem um vídeo de 17-20min de duração e, caso aceito, apenas o vídeo é apresentado na sessão (não há apresentação dos autores). Após a apresentação do vídeo haverá 10 minutos para perguntas e respostas.

2.      Vídeo + Comentário: neste formato os autores submetem um vídeo de 13-15min de duração acompanhado de um comentário em texto com 500-1000 palavras. Na sessão, os autores farão uma apresentação de 5 minutos antes ou depois da apresentação do vídeo. Após a apresentação haverá 10 minutos para perguntas e respostas. Este formato é adequado para autores que buscam trazer sincronia entre elementos textuais e visuais com sua pesquisa.

Além do vídeo, os autores devem providenciar um resumo de até 300 palavras que mostre:

1.      A contribuição para o conhecimento dentro do tópico explorado na pesquisa;

2.      Qual background teórico foi utilizado (principais conceitos, teorias, ideias nas quais a pesquisa se baseia);

3.      Método utilizado;

4.      Achados e conclusões.

Junto ao resumo, uma lista de até 6 referências utilizadas pelos autores.

Os vídeos devem ser colocados na plataforma Vimeo (http://vimeo.com) e protegidos com senha. Na submissão, tanto o link para o vídeo e a senha devem ser enviados. Lembre-se de retirar todas as informações sobre os autores da submissão (usuário, créditos etc.) para que o processo de avaliação seja anônimo. 

Além das referências sugeridas adiante, para pensar o desenvolvimento do filme os autores podem refletir sobre os seguintes tópicos:

- Qual a razão para o desenvolvimento de um filme sobre o seu tópico de pesquisa? Como a utilização do formato em vídeo auxilia você a apresentar sua pesquisa? Reflita sobre a narrativa da sua pesquisa e pense como ela poderia ser colocada e se é adequada para o formato em vídeo.

- Como é possível explorar a criatividade por meio do seu filme? Como o formato em vídeo não está preso às estruturas tradicionais de mostrar os resultados de uma pesquisa, utilizar aspectos inovadores no vídeo pode auxiliar a apresentação da pesquisa neste formato.

- Embora o desenvolvimento de videografias leve a pensar em métodos qualitativos, pesquisas em diferentes paradigmas e que utilizam as mais variadas metodologias são convidadas a experimentar este modelo para se apresentar os resultados de uma pesquisa. Para tal, pense em como a sua pesquisa pode ser colocada numa narrativa que seja otimizada pela apresentação por meio de um filme.

 

Referências sobre o desenvolvimento de videografias:

Belk, R. W., Caldwell, M., Devinney, T. M., Eckhardt, G. M., Henry, P., Kozinets, R., & Plakoyiannaki, E. (2018). Envisioning consumers: how videography can contribute to marketing knowledge. Journal of Marketing Management, 34(5-6), 432-458.

Kozinets, Robert V. and Russell W. Belk (2006), “Camcorder Society: Quality Videography in Consumer and Marketing Research,” in Russell Belk, ed., Handbook of Qualitative Research Methods in Marketing, Cheltenham, UK: Edward Elgar,335-344.

Os autores devem estar atentos e tomar as devidas precauções para que não sejam infringidos direitos autorais e de imagem. Para mais informações sobre direitos autorais, visite a página: https://support.google.com/youtube/answer/2797466?hl=en

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